domingo, 11 de outubro de 2009

Cien Años de Soledad


A Record caprichou na capa ...PQP

Não teria como falar de literatura , sem mencionar Gabriel García Marquez e o estilo de que adoro : Realismo Mágico . Definiram muito bem ... traz a fantasia ao cotidiano .
Abusando desse ,Marquez soube enaltecer cada pequeno distúrbio dos per
sonagens de "Cem Anos de Solidão" .Os fez enamorar por sonhos , assumir a dura pena da realidade , tornando-os humanos ...conseguiu "encantar o simples" .
A primeiro livro que peguei pra ler do Marquez , foi "Doze contos Peregrinos" . A sintonia foi imediata , identificação passional . Depois de devorar os 12 contos em poucas horas , fui procurar um "livro de capa feia" da minha mãe , que jurava que estava por ali .., estava lá estampado (Sem graça pra cacete) > Cem Anos de Solidão .
Começo morno , até pensei em "largar de mão" .Mas persisti e valeu a pena . Tanto que li e reli 2 vezes , saboreando cada parte , fiz até a famosa árvore genealógica dos "Buendía". Simplesmente foi a obra literária que me proporcionou sentir , refletir ... alucinar .

Primeiro vejamos, quem é Gabriel Garcia Marquez!!!

Gabriel García Márquez > Escritor, jornalista e politico Colombiano , nascido em 6 de Março de 1927.

Vida Literária

Teve como seu primeiro trabalho o romance "La Hojarasca" publicado em 1955. Em 1961 publica "Ninguém escreve ao coronel". A obra Relato de um náufrago, muitas vezes apontada como seu primeiro romance, conta a história verídica do naufrágio de Luis Alejandro Velasco e foi publicado primeiramente no "El Espectador", somente sendo publicada em formato de livro anos depois, sem que o autor soubesse . O escritor colombiano possui obras de ficção e não ficção, tais como Crônica de uma morte anunciada e El amor en los tiempos del cólera. Em 1967 publica Cem Anos de Solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado "Realismo Fantástico". Suas novelas e histórias curtas - fusões entre a realidade e a fantasia - o levaram ao Nobel de Literatura em 1982. Em 2002 publicou sua autobiografia Viver para contar, logo após ter sido diagnosticado um câncer linfático.

O Jornalista Marquez

Seu primeiro trabalho como jornalista foi para o jornal El Universal. Em 1949 vai para Barranquilha e trabalha como repórter para o jornal El Heraldo Neste mesmo período participa de um grupo de escritores para estimular a literatura. Em 1954 passa a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico.

Em 1958 trabalha como correspondente internacional na Europa, retorna a Barranquila e casa-se com Mercedes Barcha com quem tem dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Em 1961 vai para Nova Iorque para trabalhar como correspondente internacional , mas suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram ser perseguido pelaCIA e com isso muda-se para o México. Em 1994 funda juntamente com seu irmão, Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano

Foi homenageado com o Nobel de Literatura em 1982 ,entre suas obras mais famosas :

Cem anos de Solidão

Cronicas de uma morte Anunciada- 1981 (data do meu nascimento...:p)

Doze contos Peregrinos.

Amor nos tempos do Cólera.

Memorias de minhas putas tristes. (o ultimo publicado,em 2004, Esse conta a historia de um velho de 90 anos,que pra comemorar seu aniversario deseja ter uma noite de amor com uma jovem virgem,acaba se apaixonando por ela...)

O escritor vive atualmente em Cuba , onde luta contra o Câncer .Em Abril de 2009, declarou que se aposentou e não pretende escrever Livros.

Cem anos de Solidão

Folha de S. Paulo

Lançado em 1967, Cem Anos de Solidão é tido, por consenso, como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. O livro logo tornou o colombiano Gabriel García Márquez (1928) uma celebridade mundial; quinze anos depois, em 1982, ele receberia o Prêmio Nobel de Literatura.

Síntese

Um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas.
São esses alguns dos elementos que compõem o exuberante universo deste romance, no qual se narra a mítica história da cidade de Macondo e de seus inesquecíveis habitantes.
Aqui o leitor acompanhará as vicissitudes da numerosa descendência da família Buendía ao longo de várias gerações. Todos em luta contra uma realidade truculenta, excessiva, sempre à beira da destruição total.
Todos com as paixões à flor da pele. E o "realismo mágico" de
García Márquez não dilui a matéria de que trata --no caso, a história brutal e às veze
s inacreditável dos países latino-americanos. Pelo contrário: só a torna mais viva. \
Árvore genealógica dos Buendía (Quem não entender a obra agora ,não entenderá jamais )

Analise Esculhambasqueta
A Historia é um mergulho profundo no delírio humano .Expõe toda loucura das diversas personalidades .Retrata cruamente o cotidiano da América Latina . Humaniza a imoralidade , questiona conceitos , abre as cortinas onde se esconde a hipocrisia da sociedade e seus personagens padecem ... na esperança de seus sonhos .




http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u77.jhtm


No Link acima , uma pequena amostra , trechos do livro ,publicados "gentilmente" pela UOL >Vestibular . Faça um investimento em VOCÊ *Compra o livro, mão de vaca * , enjoy !!!


Ela abriu o link , leu e hoje lê ... uns 2 livros por dia.







4 comentários:

  1. Nunca li!!kkkk

    Mas lerei, já q vc recomenda...é bom.

    =P

    kisses da noiva.

    ResponderExcluir
  2. Putz... ganhei Cem Anos de Solidão do meu pai quando tinha uns 10 anos. Minha mãe achou loucura, mas ele disse: "essa menina precisa de livros que chame os sonhos pra dentro dela."
    Demorei bons meses pra ler e anos pra entender, mas fez uma diferença enorme na minha vida.

    Voltando ao normal... gordo sou emo por causa dessa livro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    =**********************

    ResponderExcluir
  3. Por isso te gosto , EMAAAAAAAA!!!!

    Seu guru sabe das coisas ...unico defeito do velho deve ser torcer pros [Les Bleus\] :p

    ResponderExcluir