terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dekaseguis

Alóctones Japoneses


Não poderia falar sobre emigrantes, sem antes mencionar o movimento dekasegui do qual faço parte .

Etimologia
: O verbete dekassegui (出稼ぎ?) é formado pela união dos v
erbetes na língua japonesa 出るderu, sair) e ぐ (kasegu, para trabalhar, ganhar dinheiro trabalhando), tendo como significado literário “trabalhando distante de casa” e designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país.


No final do século XIX o desemprego e escassez de comida provocados pela super poppulaçao e isolamento comercial .Motivaram o governo japones a incentivar o processo de emigração por meio de contratos com governos , incluindo USA , Brasil , Peru e outros .
No Brasil de 1904 a 1959 foram quase 200 mil migrantes !!! Em sua grande maioria mais de 90% pra São Paulo , 5% pro Paraná e o restante dividido em outros estados.
Atualmente esses imigrantes e seus descendentes , filhos , netos e bisnetos chegam a 1,5 milhão de habitantes no Brasil .

A influencia na cultura brasileira foi enorme , com esses imigrantes se desenvolveram as técnicas agrícolas e de pesca . A expansão da avicultura, que só foi possível depois que foram trazidas as aves matrizes do Japão .Eles trouxeram também alimentos não conhecidos ate então ,como maça Fuji , mexerica ponca ,caqui ,morango japones e outros .
Introduziram também esportes como judo , karate e outros .Nos quais o Brasil ja faz escola e gera muitos campeões.
A cultura japonesa chega ao Mundo atual pricipalmente através de seus produtos como animes , games , eletronicos e autos considerados como os melhores por sua alta qualidade .







Alóctones First Post


WELCOME

Autóctones e Alóctones


Como 1 artigo , gostaria de começar por alóctones !!! Mas pra isso seria interessante estudar a etimologia da palavra .




Houaiss
ALÓCTONE :
adjetivo e substantivo de dois gêneros

1 Que ou aquele que não é originário do país onde habita.

adjetivo de dois gêneros
Rubrica: geologia.

2 diz-se de massa rochosa ou bloco de falha que foi transportado de seu local de origem por processos tectônicos.
Obs.: p.opos. a autóctone; cf. depósito alóctone, solo alóctone



WIKIPÉDIA

Alóctone é um termo composto originário do grego: allos (outros) + khton (terra). Significa aquilo que não tem suas origens no lugar onde existe.[1]

Em lingüística, por exemplo, um idioma que não emergiu ou não é natural de um certo país mas que surgiu como resultado de um histórico de imigração pode ser e freqüentemente é classificado como um idioma alóctone, ou seja, uma língua de imigração ou de herança familiar ou de legado cultural. Por exemplo, o português, o (idioma nacional do Brasil); e também o Hunsrückisch e o Talian, ambas (línguas minoritárias) do Brasil meridional resultantes da imigração e colonização da região.

Por outro lado, um idioma classificado como indígena, nativo, ou aborígene, isto é, originário na terra, como por exemplo a língua caingangue, ou a língua guarani, faladas no sul do Brasil, invariavelmente são classificadas como falares autóctones do país.

No entanto, o termo alóctone não é utilizado somente em lingüística mas também em geologia,[2], meio ambiente [3] ecologia,[4], etc.



E Autóctones é exatamente o inverso.

Autoctones : São designados como povos aborígenes, nativos ou indígenas, aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. A expressão povo indígena, literalmente "originário de determinado país, região ou localidade; nativo", é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo. Em comum, têm o fato de que cada um se identifica com uma comunidade própria, diferente acima de tudo da cultura do colonizador.